Todas as notícias

PISO REGIONAL – NOTA DE POSICIONAMENTO – FECOMÉRCIO – RS

A Fecomércio-RS manifesta contrariedade ao reajuste de 8% no Piso Salarial Estadual proposto pelo Executivo, destacando que o índice é muito superior à inflação do período (INPC de 2,98% entre dez/2024 e abr/2025) e prejudica as negociações coletivas, desconsiderando as particularidades setoriais.

Além disso, o novo reajuste é proposto apenas cinco meses após o último aumento de 5,25% em dezembro de 2024, o que acentua os impactos negativos sobre empresas que ainda se recuperam das enchentes de 2024.

A medida também elevaria o diferencial entre o piso regional e o salário mínimo nacional de 9% para cerca de 18%, sem base econômica concreta que justifique tal distorção no atual contexto do Rio Grande do Sul, marcado por fragilidade econômica decorrente da pandemia e das recentes enchentes.

A Fecomércio-RS argumenta que o setor empresarial ainda está em processo de recuperação e que um novo aumento do piso pode comprometer a manutenção de empregos, a sustentabilidade dos negócios e a retomada do crescimento.

Por todo exposto, solicitamos que a Assembleia Legislativa rejeite este reajuste!

23 de outubro de 2025

Visita Técnica com Representante do SCPS Boa Vista

20 de outubro de 2025

6º Etapa do Projeto Experimenta Jovem

plugins premium WordPress